SOBRE A GALERIA

RODRIGUES GALERIA DE ARTES, foi fundada no dia 28 de Setembro de 1976 por Augusto de Albuquerque Rodrigues e Eliane de Albuquerque Rodrigues que sai da sociedade 2(dois) anos depois, entrando em seu lugar Nise de Souza Rodrigues.

augustoPelo período de 14 (catorze) anos a RODRIGUES esteve situada na RUA DO CUPIM, 259 LOJA 101 no bairro das GRAÇAS, mudando de endereço no dia 25 de Abril de 1991, para a RUA OTHON PARAÍSO, 430 TORREÃO – RECIFE – PE., em instalações mais amplas constando de 3 (três) Salões para exposições e mais 4 ambientes onde funcionam a gerência, sala para drinques, lavabo e um espaço ajardinado para acolher os convidados e apresentar esculturas.

Durante estas decadas, Augusto Rodrigues e Nise promoveram mais de 200 exposições e inúmeros eventos promovendo Artes e Artistas. Participando também como Presidente da Escolinha de Artes. Seu profundo conhecimento nas Artes é respeitado por toda a classe não só como Marchand, mas como profundo avaliador e pesquisador, que gerou uma vasta documentação sobre as Artes e seus Artistas em Pernambuco.

Em 2017, o Marchand Augusto Rodrigues falece e seu filho Fernando Rodrigues assume a galeria e está organizando toda a vasta documentação deixada e uma grande homenagem a todo a sua história, deixando viva esta vida inteira dedicada ao mundo das artes e da cultura.

Objetivos
Continuar o trabalho dos membros da família, sempre dedicados as artes, como FERNANDO RODRIGUES (pai do fundador da Rodrigues), colecionador, incentivador das artes plásticas no Estado, colaborador do projeto de “Nova Jerusalém” em Fazenda Nova e ex-presidente da Escolinha de Arte do Recife); do tio AUGUSTO RODRIGUES, (desenhista, pintor, poeta, educador e jornalista, fundador das Escolinhas de Arte do Brasil e do Recife); do tio ABELARDO RODRIGUES, (paisagista e colecionador de arte sacra); da tia NETINHA RODRIGUES, (pintora); do tio FRANCISCO RODRIGUES, (colecionador de objetos antigos de prata e organizador de um documentário fotográfico das famílias tradicionais do Estado); do primo NELSON RODRIGUES, (escritor, teatrólogo e jornalista); do primo MÁRIO RODRIGUES FILHO, (jornalista e criador dos Jogos da Primavera, tendo hoje o Estádio do Maracanã o seu nome), entre outros.

Promover exposições individuais e coletivas de Artes Plásticas, dando ênfase aos artistas novos e de talento, assim como de grandes mestres, catalogados e destacados no cenário brasileiro.

Promover palestras, reuniões, cursos, etc., sobre Artes Plásticas e seus correlatos.

Manter documentação sobre artistas plásticos brasileiros, servindo para consultas de Instituições Federais, Estaduais e Municipais, assim como a empresas privadas e outros interessados, em resultado a um trabalho de pesquisa permanente sobre a história da arte e dos artistas brasileiros.

Manter um departamento para avaliações de obras de arte (pinturas, desenhos, gravuras e esculturas), de artistas brasileiros ou radicados no Brasil.

Translate »