Pigot

JEAN-MARC PIGOT

Assina: PIGOT 4 Paris, FRANÇA, 31/12/1957.

PINTOR E DESENHISTA

                Aos sete anos de idade Pigot se iniciou no desenho e pintura participando em 1987 de sua primeira exposição, no Grand Palais, em Paris, após rigorosa seleção dos artistas expositores. Após este acontecimento, por várias vezes expôs no Salon des Indépendents e Salon D’automne. Estudou Ciências Econômicas na Sorbonne. Em 1983/84, de passagem pelo Brasil, trabalha como cenógrafo no Club Mediterranée, em Itaparica, Bahia. Entre 1984 e 94, pintou inúmeros painéis em “Trompe-L’Oeil” na França, Itália, USA e Arábia Saudita.

                Em 1994, passa a residir no Brasil, fixando residência no Recife. O folclore e as paisagens urbanas e do campo o impressionam, levando-o a reproduzi-las pictoricamente com o cromatismo próprio dessa região. Sua pintura reflete um desenho seguro através de um estilo muito próprio que identifica de imediato o autor.

                Prof. Ailton Lima, (Conselheiro do Centro de Estudos Estéticos Brasileiro), fez-lhe a seguinte crítica: …”Dentro de uma proposta básica como documentador realista ele consegue manipular com extrema habilidade um volume enorme de dados informativos em composições de grande beleza plástica. Suas soluções traduzem um refinamento característico daqueles artistas que não se contentam em ocupar apenas as dimensões físicas do quadro. Extrapolam as dimensões reais do mesmo e vão muito além, pois envolvem um complexo filosófico. São poesias que traduzem exatamente instantes de vida”.

                Fernando Lúcio, (Professor de Artes na Universidade Federal), fez a seguinte apresentação: (…) ”Pigot desenvolveu seu trabalho em Paris, cidade onde nasceu, e tem uma bagagem técnica bastante ampla, mistura do naturalismo dos mestres clássicos, mas com dominante impressionismo manifestado nas suas pinceladas decididas e coloridas lembrando Claude Monet, Degas, Gauguin e tantos outros. O seu trabalho nos estimula ao imensurável prazer de “ver uma obra de arte” e ao mesmo tempo nos incita a memória de uma herança cultural”.

Deixe um comentário

Language »
× Fale conosco pelo WhatsApp?