ELIANE DE ALBUQUERQUE RODRIGUES
Assina: ELIANE RODRIGUES 4 Recife, PE, 06/10/1941.
DESENHISTA, PINTORA, GRAVADORA, CENÓGRAFA E TAPECEIRA
Descendente de uma família de artistas ilustres de Pernambuco, entre os quais Fernando Rodrigues, seu pai, (incentivador das artes no Recife), Augusto de A.Rodrigues, seu irmão, (dono de Galeria de Arte), Abelardo Rodrigues, seu tio, (colecionador de antiguidades e paisagista), Augusto Rodrigues, seu tio, (pintor, desenhista, jornalista, poeta e educador), Netinha Rodrigues, sua tia, (pintora e desenhista), entre tantos outros nomes de destaque.
Seus primeiros estudos artísticos ocorreram na Escolinha de Arte do Recife, onde obteve medalhas de 1º e 2º lugar na Exposição Infantil realizada no Teatro Santa Isabel. Desde a sua infância o desenho ocupa um lugar de destaque na sua produção, mas ela dedica-se também a pintura e gravura. Foram seus mestres, entre outros, Washington França, (Escolinha de Arte do Recife), Burle Marx, Aloísio Magalhães, João Câmara e Janete Costa, (Instituto Joaquim Nabuco), Pierre Chalita e Lenira Regueira, (Escola de Belas Artes do Recife) e, Jomar Muniz de Britto e João Batista de Queiroz, (Galeria João Batista). A partir de 1997 Eliane passou a dividir seu tempo entre a pintura de seus quadros e dos tapetes personalizados. No ano seguinte obteve o Prêmio Pernambuco Design, no Salão 98, promovido pelo SENAI/PE. Além de sua pintura habitual, executou retratos de figuras de destaque em Pernambuco.
O crítico Georges Racz, escreveu: “Eliane se expressa por uma linguagem na qual o símbolo assume importância fundamental procurando colocar dados mergulhados por baixo da imediata apreciação estética, um, mistério que revigora a percepção da obra, na medida em que seja capaz de oferecer novas facetas quando revista, renovadas interpretações na face-a-face do subconsciente de cada um” (…).
Wellington Virgolino fez a seguinte crítica: “Eliane marca outros pontos a seu favor: não tem ‘ismos’ no seu papo, e a beleza para ela é essencial. E não ter medo, recear parecer cafona ao fazer rostinhos bonitinhos, de pintar com um colorido bem vivo e alegre, numa época em que a moda ‚ de aleijões ou figuras retorcidas e propositadamente medonhas, é um ato de coragem de saber quem, de ver com os próprios olhos. Parabéns Eliane Rodrigues! Gostaria que permitisse a todos que virem seus quadros, uma estada de algum tempo, ou todo o tempo, no mundo bonito e mágico que você criou”.
O sociólogo Gilberto Freyre, assim se expressou: (…) “confessando admirar mais seus desenhos que sua pintura, por neles me parecer se revelar, de modo incisivo, uma originalidade de concepções e de execução que me encanta“.
PRODUÇÃO GRÁFICA: & CAPA DO LIVRO “PROGRAMA MATERNO INFANTIL“, INPS, PE.(1976) & CARTÃO DE NATAL, “SÃO FRANCISCO DE ASSIS” (1981) & DESTILARIA ALVORADA, CABO, PE.(1983/4) & CAPA DO LIVRO “DONA LILI DO GRÃO PARÁ” DE FLÁVIO VALENÇA, PE (2000) & ILUSTRAÇÃO DO LIVRO “MINH’ALMA EM VERSO”, DE IRENALDA CELANE, EDITORA JB, JOÃO PESSOA (PB).
CENÁRIOS: PARA O TAPE “HOMENAGEM A RECIFE”, FEITO PELA LUNI PRODUÇÕES PARA REDE GLOBO 4 PARA O TAPE “CIDADANIA” DA SECRETARIA DA JUSTIÇA, RECIFE (PE).
ACERVO: CABANGA IATE CLUBE, (PAINEL – 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO), RECIFE, (PE) 4 CLUBE DE CAMPO 7 CASUARINAS, ALDEIA, (PE) 4 ESCOLINHA DE ARTE DO RECIFE, RECIFE, (PE) 4 CELPE-COMPANHIA DE ELETRICIDADE DE PERNAMBUCO, RECIFE, (PE) 4 IGREJA SÃO JOÃO BAPTISTA, (PINTURAS DA VIA SACRA), MARIA FARINHA, PAULISTA, (PE) 4 IGREJA N.SENHORA DE BOA VIAGEM, RECIFE (PE).