Cuidados com uma Obra de Arte

Armazenamento

Os objetos e coleções de que cuidamos podem ser danificados de muitas maneiras diferentes, por exemplo, por serem mal utilizados, por serem armazenados inadequadamente ou por deteriorarem-se devido à sua composição intrínseca.

Não são apenas as causas da variável dano, mas também a suscetibilidade de diferentes tipos de objetos a esses agentes prejudiciais. A pedra e a cerâmica são muito mais capazes de suportar as flutuações ambientais do que os materiais orgânicos, como madeira, papel e têxteis; mas eles podem ser mais vulneráveis ​​a manuseio inadequado, por exemplo, através de lascas e quebras. Devido a esses fatores, as informações fornecidas aqui servem apenas como orientação geral.

Meio Ambiente

Ao compreender os fatores que podem causar danos às suas posses, você pode tomar medidas para reduzir seu impacto e, assim, preservar suas coleções para o futuro.

A umidade relativa (UR) é uma medida da quantidade de umidade presente no ar. Os níveis de temperatura e UR variam de acordo com a época, mas também podem variar dentro de um quarto. O ar quente é capaz de reter mais umidade, por exemplo, a umidade relativa será maior perto de uma parede externa fria e isso deve ser considerado ao decidir onde exibir ou armazenar objetos. Os parâmetros apropriados para temperatura e umidade relativa variam de acordo com o tipo de objeto, mas em termos muito gerais, temperaturas mais altas resultarão em uma maior taxa de deterioração química de objetos orgânicos e altos níveis de umidade relativa podem causar problemas como o crescimento de fungos.

Um dos passos mais importantes que podem ser tomados é

minimizar as flutuações de temperatura e umidade relativa, particularmente durante um curto período de tempo, como o dia a noite. Os materiais orgânicos contêm umidade e respondem às mudanças no conteúdo de umidade do ambiente ao se expandir e contrair. Isso pode levar a mudanças físicas, como rachadura de objetos de madeira ou engarrafamento de papel. Em termos gerais, tente armazenar os itens em condições frescas e secas, com boa circulação de ar, mas lembre-se sempre de procurar aconselhamento profissional para os requisitos específicos de suas posses ou coleções.

Luz

A luz também tem o potencial de causar

grandes danos, novamente particularmente para materiais orgânicos, como papel e têxteis. Dano leve é ​​cumulativo e irreversível e deve-se evitar exibir itens vulneráveis, como aquarelas, sob luz solar direta, se possível. A luz pode não só causar o desbotamento dos pigmentos, mas também pode levar à quebra dos próprios materiais através de reações fotoquímicas que quebram a molécula de celulose, levando à fragilização e às vezes à descoloração. Embora a luz no espectro ultravioleta tenha o maior potencial para causar esse tipo de dano, também vale a pena pensar em como exibir e armazenar objetos próximos a fontes de luz artificiais. Por exemplo, é aconselhável não exibir obras de arte perto de lâmpadas incandescentes que emitem calor.

Pragas

As pragas têm um grande potencial para causar danos e podem variar em tamanho, desde o destrutivo besouro de móveis (caruncho), até traças e até roedores. Uma das medidas mais eficazes que podem ser tomadas para evitar esse tipo de dano é exibir e armazenar seus pertences longe de fontes de alimento. No entanto, vale a pena lembrar que, em muitos casos, seu objeto será a própria fonte de alimento e, portanto, a vigilância é importante. Em termos gerais, as pragas, como áreas escuras, quentes, úmidas e não perturbadas, inspecionam os objetos regularmente, principalmente se estiverem em caixas. Certifique-se de que seus pertences estejam armazenados em locais limpos (poeira, sujeira e graxa também forneçam uma fonte de alimento) e deixe bastante espaço ao redor dos objetos para que a limpeza possa ocorrer sem o risco de danos acidentais durante o manuseio.

Poluição do ar

Outra fonte externa de danos a considerar é a poluição do ar. A poluição é prejudicial a todos os tipos de objetos – materiais orgânicos, bem como metais e pedras. Às vezes, os efeitos podem ser minimizados pelo método de armazenamento de um objeto, por exemplo, enquadrando imagens usando materiais de arquivo de boa qualidade, em outros casos, deve-se pensar na fonte potencial de poluentes, por exemplo, não exibir ou armazenar objetos

próximos ao local de cozimento. realizado. Este é provavelmente um dos agentes prejudiciais mais difíceis de controlar, especialmente para proprietários privados. Você deve consultar um conservador-restaurador profissional se achar que suas coleções estão particularmente em risco por este tipo de dano.

Materiais

Os materiais usados ​​para armazenar objetos também podem afetar sua longevidade – em alguns casos, os materiais serão considerados a fonte de danos e, portanto, devem sempre ser escolhidos com cuidado. Mais uma vez, as combinações de tipo de objeto e material de armazenamento apropriado irão variar e uma deve se referir a um profissional para aconselhamento específico, no entanto, vale a pena considerar o seguinte. Madeira, produtos de madeira e muitos produtos de papel feitos de madeira contêm ácidos prejudiciais que podem acelerar danos e manchas, por exemplo, suportes ácidos podem causar descoloração de obras de arte em papel. Para papel e alguns têxteis deve-se, portanto, considerar o uso de produtos livres de ácido. Estes produtos podem ser “tamponados” (contendo uma reserva alcalina, por exemplo, carbonato de cálcio) ou não tamponados. Os objetos de papel costumam ser armazenados em materiais “armazenados em buffer”, enquanto outros que são naturalmente ácidos, como lã, seda, couro e fotografias, podem ser mais bem adaptados por produtos não tamponados (pH neutro). Se tiver alguma dúvida, consulte sempre um conservador-restaurador profissional.

Tenha cuidado ao usar mangas de plástico para armazenar itens. Embora isso possa ser um método eficaz de minimizar os danos causados ​​pelo manuseio, você precisa usar produtos inertes que não se deteriorarão com o tempo, como um poliéster inerte. As caixas são outro bom método de minimizar os danos – protegendo um objeto de danos físicos, mas também minimizando a exposição de um item a flutuações ambientais. No entanto, os materiais de boxe devem ser cuidadosamente selecionados e é extremamente importante inspecionar regularmente os itens embalados em busca de quaisquer sinais de danos, por exemplo, por pragas.

Em caso de dúvida ou se deseja uma higienização em suas obras, nos consulte. Clique Aqui para entrar em contato.

fonte: icon

Deixe um comentário

Language »
× Fale conosco pelo WhatsApp?