Perspectiva

Representação convencional de objetos ou realidades tridimensionais sobre uma superfície, de forma que, de alguma maneira, se note sua tridimensionalidade, isto é, se organizem e articulem de forma que não pareçam objetos e realidades planas. A pintura sempre se enfrentou com o problema da representação de objetos tridimensionais no plano. Historicamente foram os avanços da ciência ótica no Renascimento que tornou possível abordar o estudo do que se conhece como “perspectiva cônica”, que levava até à pintura as leis próprias da visão humana, com suas limitações e relatividades. Mas realçamos que esta sujeição às leis da perspectiva cônica não é o único meio que o artista tem para organizar o espaço interior de sua pintura. Tal perspectiva desempenha um papel secundário em muitas obras da pintura contemporânea, como representou também em muitas pinturas anteriores ao Renascimento ou, por exemplo, na pintura chinesa. Principalmente quando o artista não está, ao contrário dos olhos, submetido a um único ponto de visão, mas oferece em sua obra quantos planos, direções e visões deseje, sob o olhar e compreensão do contemplador da mesma.

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